Projeto – Intervenção Lixeira Maputo

Home / Projeto – Intervenção Lixeira Maputo

Enviar o NIF e pedir o respetivo recibo para o email: geral@bancodeleite.pt

Esta lixeira localiza-se a sete quilómetros do centro da cidade de Maputo, sendo igualmente o único destino para todo o lixo que a cidade produz. Aquando da sua construção não se previa que a cidade crescesse tanto e que as famílias fossem se instalar próximo da lixeira. O que se verifica hoje é um autêntico caos, onde famílias vivem e convivem literalmente com o lixo.

Esta lixeira constitui um atentado à saúde pública devido a vários aspectos, nomeadamente a sua localização geográfica, a incineração do lixo ao ar livre, disposição desordenada do lixo e falta de fiscalização e controlo de camiões que depositam resíduos sólidos naquele lugar.

Resultantes destes aspectos, ocorrem vários problemas, de ordem ambiental e sanitário, onde se destacam a poluição ambiental, que tem a ver com a forma como é realizada a incineração; a massiva proliferação de uma vaga de mosquitos e moscas que, por sua vez, são responsáveis por doenças endémicas como a malária e a cólera; a existência de cheiro nauseabundo; a recolha de produtos fora do prazo por algumas pessoas para posterior revenda e, por fim, a disputa da estrada entre carros e lixo.

O facto mais agravante acontece no período nocturno, quando é feita a incineração do lixo, pois este processo provoca um insuportável cheiro que se alastra pelas residências nas zonas circunvizinhas de Hulene e Laulane e, desta feita, as famílias são obrigadas a recolher às suas casas e trancarem-se lá dentro porque não existe ambiente possível para estar no quintal ou arredores. Criam-se também algumas dificuldades na circulação de carros devido ao fumo que é expelido do interior da lixeira para a estrada.

EnglishFrenchSpainItaly